BRIEFING E DEBRIEFING



Antes de iniciar cada missão de vôo, o instrutor deverá, obrigatoriamente, fazer um briefing (preleção), momento em que explanará, detalhadamente, como transcorrerá a referida missão, desde o apronto inicial até o encerramento completo do vôo. Colocando em ordem cronológica as diversas fases da missão, o instrutor explicará minuciosamente as técnicas corretas de execução de cada exercício e os erros mais comuns ou suscetíveis de serem cometidos pelo piloto-aluno.
Durante os voos de cheque de INVA/H (Instrutor de Vôo para - Avião / Helecoptero) existe uma tendência dos avaliados comentarem em briefing apenas o que se vai fazer durante o voo (lá em cima). Acontece que neste tipo de cheque é previsto que o avaliado comente TODAS as fazes do voo. Assim, comece seu briefing desde a preparação do voo, passando pela preparação do voo, preenchimento do plano/notificação, inspeção externa, interna. Nestes comentários observe apenas coisas relevantes e bem gerais. Daí sim parta para o que vai acontecer em voo e não deixe de comentar os procedimentos de emergência, principalmente o que se deve fazer em caso de emergência real.
É extremamente importante, todavia, que, antes de descrever a execução completa do exercício, o instrutor, primeiramente, solicite ao piloto-aluno que decline a padronização prevista no manual sobre cada exercício básico da missão.
Obriefing é também o momento ideal para que o piloto-aluno tire todas as suas dúvidas. Nele deverá ser retratado tudo o que ocorreu durante a realização da missão, desde a sua preparação até a parada final do motor.
Ainda dentro da seqüência lógica do vôo, a preparação deverá incluir os procedimentos de comunicação com os órgãos de controle de tráfego aéreo, tanto por meio de sinalização visual, quanto por comunicações radiotelefônicas, conforme o caso.
O piloto-aluno deverá ser capaz de identificar o significado da sinalização luminosa que vier a receber em terra e no ar e saber as freqüências que deverão ser utilizadas nas transmissões radiotelefônicas, assim como treinar o uso da fraseologia padronizada nas comunicações entre a aeronave e órgãos de controle de tráfego aéreo. Por fim, o piloto-aluno deverá ser orientado sobre os procedimentos que deverão ser totalmente memorizados para sua correta execução no devido tempo.
Após o encerramento do vôo, o instrutor deverá proceder aos comentários de pósvôo (ou debriefing), nos quais ele fará um retrospecto de toda a instrução realizada, seguindo, praticamente, o mesmo caminho do briefing, mas indicando, agora, os erros e os acertos.
O debriefing será encerrado com o aluno recebendo o conceito relativo à avaliação do seu desempenho, bem como as recomendações a serem seguidas para evitar a repetição dos erros cometidos e/ou se prevenir contra erros futuros.