O Kamov Ka-50 "Black Shark" ( russo : акула Чёрная ; Chornaya Akula Black Shark, NATO nome relatórios : Hokum A ) é um único banco russo helicóptero de ataque com o distintivo do rotor coaxial sistema do Kamov bureau de design. Ele foi projetado na década de 1980 e aprovado para o serviço no exército russo em 1995. Atualmente é fabricado pela empresa Progresso no Arsenyev .
Durante a década de 1990, Kamov e Israel Aerospace Industries desenvolveu um cockpit versão assentos em tandem, o Kamov Ka-50-2 "Erdogan" , para competir na Turquia s helicóptero de ataque da concorrência. Kamov também desenhou uma outra variante, de dois assentos, o Kamov Ka-52 "Alligator" ( russo : Аллигатор , a OTAN nome de referência: Hokum B ).


Desenvolvimento

O Ka-50 é a versão de produção do V-1 80Sh- protótipo. A produção do helicóptero de ataque foi condenado pelo Conselho de Ministros da União Soviética em 14 de dezembro de 1987. [ 5 ] O desenvolvimento do helicóptero foi relatada pela primeira vez no Ocidente em 1984. A fotografia apareceu pela primeira vez em 1989. [ 6 ] Na sequência de voo e teste do sistema de testes iniciais, o Conselho ordenou o primeiro lote de helicópteros, em 1990. O helicóptero de ataque foi descrito pela primeira vez publicamente como o "Ka-50" em março de 1992, em um simpósio no Reino Unido.
O helicóptero foi publicamente revelado no Mosaeroshow 92 em Zhukovskiy , em agosto de 1992. No mês seguinte, segundo o exemplo de produção fez sua estréia estrangeiros no Airshow de Farnborough , onde foi exibido com uma imagem de um lobisomem em seu leme, ganhando a alcunha popular "O Lobisomem". No entanto, foi o quinto protótipo que deu o Ka-50 um duradouro designação especial. Pintado de preto para o seu papel de protagonista no filme Чёрная акула / Black Shark , o helicóptero foi conhecido por esse apelido desde então. Em Novembro de 1993, quatro helicópteros foram enviados para a produção de Aviação do Exército Centro de Treinamento de Combate a Torzhok começar os testes de campo. O presidente da Federação da Rússia autorizou a fielding do Ka-50 com o Exército russo em 28 de agosto de 1995. No entanto, os efeitos do colapso da União Soviética levou a uma queda acentuada no sector da defesa. Isto resultou em uma dezena de mera Ka-50 em vez das várias centenas planejados estão sendo entregues, o que significa que ainda não havia uma recolocação apropriada para o Mi-24 .
O Ka-50 foi projetado para ser pequeno, rápido e ágil para melhorar a capacidade de sobrevivência e letalidade. Para o mínimo de peso e tamanho (assim a máxima velocidade e agilidade), foi de forma única entre os helicópteros, a ser operado por um único piloto só. Kamov celebrados após minuciosa investigação de combate de helicópteros no Afeganistão e outras zonas de guerra que a missão de ataque fases típicas do baixo nível de abordagem, se o alvo de aquisição de pop e lançamento de armas, não de navegação demanda, simultaneamente, manobra e operação de armas do piloto, e assim concebidos com apoio automação bem um único piloto pode realizar toda a missão sozinho. Durante os testes operacionais em 1985-86, a carga sobre o piloto era semelhante a um piloto de bombardeiro-caça, e que o piloto poderia realizar ambos os direitos e navegação de vôo. No entanto, ainda é incerto, na prática, se o típico Ka-50-piloto sofrem de fadiga em excesso a partir deste trabalho em conjunto.


Kamov Ka-50 "Black Shark" em exposição
Como Kamov outros helicópteros, possui a característica Kamov contra-rotação axial do rotor sistema de co, o que elimina a necessidade de todo o rotor de cauda de montagem e melhora da acrobacia qualidades aeronave, ele pode realizar loops, rolls e "do funil" ( círculo strafing ), onde a aeronave mantém uma linha de visão do alvo durante o vôo de diversos círculos, a elevação da altitude e velocidade do ar em torno dele. Usando dois rotores significa que um menor rotor com movimento mais lento dicas rotor pode ser usado em relação a um rotor de design único. Como a velocidade do rotor é um avanço da ponta principal limitação para a velocidade máxima de um helicóptero, o que permite uma velocidade máxima mais rápido do que os helicópteros como o AH-64 . A eliminação do rotor de cauda é uma vantagem qualitativa porque o contra-torque do rotor de cauda pode usar até 30% da potência do motor. Além disso, o boom vulneráveis ​​traseira e caixa de velocidades são bastante comuns causas de perdas de helicópteros em combate; tubarão inteiro transmissão do Black apresenta um pequeno alvo comparativamente ao fogo de chão. Kamov sustenta que a unidade de montagem axial-co é construído para sobreviver hits de 23 milímetros de munição, como o vital de outras partes do helicóptero.
A configuração monoposto foi considerado indesejável pela NATO. Os dois primeiros Ka-50 protótipos tiveram falsas janelas pintadas. As "janelas" evidentemente funcionou como o oeste primeiros relatos da aeronave foram extremamente impreciso. Para a sobrevivência piloto melhorou o Ka-50 é equipado com uma central nuclear Zvezda K-37-800 assento ejetável , o que é uma característica rara para um helicóptero. Antes do foguete no implanta assento ejetável, as pás do rotor são levados pelo cargas explosivas no disco do rotor e da copa é igualmente descartada.
O Ka-50 e suas modificações foram escolhidos como especiais "forças de apoio, enquanto o helicóptero Mil Mi-28 tornou-se principal do exército gunship. A produção do Ka-50 foi retomado em 2006. Em 2009, a Força Aérea russa recebeu três exemplos, construídos a partir de fuselagens incompleto, que remontava a meados da década de 1990.


Ka-Ka-50N e 50Sh
Desde que o Ka-50 foi ordenado em 1987, era sabido que a capacidade de tempo limitado noite do original versão Ka-50 teria que ser atualizados para atender aos requisitos de ataque noturno. Alguns Ka-50 foram equipados com TV de luz baixa e sensores infravermelhos para teste. Kamov elaborou um projeto, em 1993, que incluiu o sistema de mira de N-Shkval, que incluiu um sensor infravermelho. Eles foram nomeados Ka-50N (Nochnoy / Noite ") e Ka-50Sh (" Shar / Sphere ", por causa da FLIR esférica torre). Muitas variantes foram julgados, em alguns o original "Shkval" foi completado por um sistema de imagens térmicas, enquanto que em outros, completamente substituída por "Samshite" e sistema de dia / noite (também usado em Ka-52), incluindo francês SAGEM ou Thomson termovisores. Nenhuma dessas entraram plena produção.


Ka-52 "Alligator"


Ka-52 "061", Zhukovski, 2009
Voltar no início de 1980, enquanto os testes comparativos do V-80 (50 Ka-protótipo) eo Mi-28 ainda estavam em curso, a equipe de design Kamov veio com uma proposta para desenvolver um helicóptero dedicado à realização de reconhecimento do campo de batalha, fornecem designação de alvo e apoio do grupo de operações de helicópteros de ataque. No entanto, as dificuldades econômicas que atingiram o país no final de 1980 impediu o programa de desenvolvimento do novo tipo. Isso levou o Designer Kamov Geral para escolher uma versão modificada do Ka-50 na qual pretende instalar o sistema de designação e reconhecimentos de destino. O modificados "Hokum" exigiu um segundo membro da tripulação para operar o Optronics / suite recce radar. Kamov decidiu usar o side-by-side disposição dos assentos, devido às melhorias verificadas na cooperação entre os membros da tripulação. Este assento versão dupla do "Hokum" recebeu uma denominação de Ka-52. Fabricação do primeiro Ka-52 fuselagem começou em meados de 1996. A produção em série foi iniciada no Outono de 2008.
O Ka-52 é uma outra modificação da base Ka-50 do projeto. Possui dois lugares-a-lado cockpit lado, e é projetado para detectar alvos e redistribuí-los entre apoiar Ka-50 e Mi-28s. Em comparação com o original Ka-50, tem um pouco mais suave "nariz de perfil", devido à ampla cabine, cockpit e reduziu a armadura grande nariz montado redoma. O equipamento inclui duas antenas de radar com mastro montado para alvos aéreos e nariz-montado para alvos no solo, e "Samshite" e-TV da noite do dia / sistema de mira térmica em duas torres esférica (um sobre o cockpit eo segundo sob o nariz ). O Ka-52 mantém o canhão montado na lateral e seis asa-hardpoints montado do original Ka-50.
O Ka-52 completou os testes Estado. helicóptero operacional configurado Quarta foi tomada em força pela Força Aérea Russa sobre o 10 de fevereiro de 2011. Sob o atual Estado de Defesa Plano de Aquisições, as Forças Armadas russas vão receber 30 helicópteros até 2012. Um segundo lote de 36 helicópteros vai começar a rolar fora da linha de produção no início de 2012.
696 Instrutor e Pesquisa helicóptero Regimento está operando oito helicópteros, em diferentes graus de capacidade e / ou modificação, para fins de investigação e desenvolvimento contínuos.
Mistral classe de navios de assalto anfíbio, ordenada pelo Ministério da Defesa russo será armado com helicópteros Ka-52.


Ka-50-2 "Erdogan"


Ka-50-2 "Erdogan"
Em 1997, Israel Aerospace Industries (IAI), em cooperação com o Kamov gabinete entrou no Ka-50-2 Erdogan ( Turquia para " Nascido Warrior ") em uma competição de design turco de 4000 milhões contrato de US $ de 145 (alterado posteriormente para 50) de combate helicópteros.
O Ka-50-2 é um conjunto variante cockpit do Ka-50. Ele apresentava um moderno-made "de Israel glass cockpit "aviônicos e uma torre de montagem dobrável (para pouso) 30 mm de canhão, em vez de o canhão fixo sobre o Ka-50. Possui comprovada aviônicos avançados de combate e mísseis anti-tanque guiado por um elevado nível de eficácia do combate. O helicóptero tem excelente performance de vôo e de combate de alta capacidade de sobrevivência, devido à sua tecnologia de rotor coaxial. É equipado com aviônicos é flexível conjunto modular IAI, que pode ser facilmente adaptada para atender às necessidades operacionais da TLF e oferece potencial de crescimento.
IAI e Kamov concluído com êxito vôos de demonstração do helicóptero russo com Core IAI Avionics. Estes vôos de demonstração demonstrado vidro do cockpit ", o do helicóptero" com monitores multifuncionais e Unidade de Controlo e Visualização (CDU) conduzido por missão centralizada e computadores para exibição, navegação aérea e do funcionamento do helicóptero multi-missão Optronic estabilizada Payload (HMOSP), sistema de posicionamento. Os vôos de demonstração incluídos missão manifestações capacidade de noite, utilizando o Night Vision Goggles (NVG) e no dia / noite, sistema de posicionamento.
O Erdogan, Eurocopter Tiger , AH-64 Apache , AH-2 Rooivalk e A129 Mangusta helicópteros perdeu para uma versão melhorada do AH-1 SuperCobra . No final, o contrato foi para a A129 em 2007.



Design

A aeronave transporta uma carga considerável de armas em quatro externa hardpoints sob as asas stub mais dois na pontas das asas, um total de cerca de 2.000 kg, dependendo da combinação.
O armamento principal são as doze guiadas a laser Vikhr -mísseis anti-tanque , com um alcance máximo de cerca de 8 km. A orientação do laser é relatado para ser praticamente jam-prova e do sistema de recursos de orientação automático de alvo, possibilitando uma ação evasiva imediatamente após o lançamento de mísseis. O sistema de controle de fogo compartilha automaticamente todas as informações de destino entre os quatro Black Sharks de um vôo típico em tempo real, permitindo um helicóptero para engajar um alvo descoberto por outro, o sistema pode também informações sobre o alvo a entrada de base para a frente olheiros do solo com o pessoal- designação de engrenagem alvo realizados. O Ka-50 também pode levar Rocket vagens diversas, que incluem a S-13 e S-8 foguetes. Os foguetes, pods de foguetes, e junto com o Ka-50 pode ser atualizado para a Ugroza guiadas munição de precisão do sistema. O canhão de 30 mm integrada é semi-fixada rigidamente helicóptero lado do móvel, apenas ligeiramente em elevação e azimute . A semi-rígida de montagem melhora a precisão do canhão, dando a 30 milímetros um prático maior alcance e melhor taxa de acerto de gamas média do que com um livre-giro da torre de montagem.


História Operacional

Ka-50 participaram da Rússia operações do Exército contra os rebeldes na República da Chechénia . Em dezembro de 2000, um par de produção Ka-50 chegaram à área. Com o Ka-50 era um Ka-29 , para fornecer e alvo de designação de reconhecimento. Em 6 de janeiro de 2001, o Ka-50 ao vivo armas usadas contra um inimigo real pela primeira vez. Em 09 de janeiro, com a entrada em um desfiladeiro da montanha na área de um assentamento chamado Komsomolskoye, um único Ka-50 acompanhado por um Mi-24 usados ​​S-8 foguetes não guiados para destruir um depósito cheio de munições pertencentes aos rebeldes chechenos. Em 6 de fevereiro, na zona de montanha coberta de floresta ao sul da vila de Tsentoroj, o grupo de ataque composto por dois Ka-50 eo único Ka-29 descobertos e, a partir de uma série de 3 km, destruiu um acampamento fortificado de insurgentes usando dois " Vikhr "mísseis guiados. 14 de fevereiro, viu um grupo de ataque semelhante realização de uma "caça" a missão na área de carvalho-Yurt e Hatun. Em condições difíceis, os pilotos encontraram e destruíram oito alvos. Estas missões testado tipo de célula do, bem como em sistemas de bordo dos seus e de armamento. Seu bom desempenho em zonas montanhosas, terrenos difíceis, uma vez mais confirmada a utilidade dos recursos avançados de muitos dos Ka-50 do projeto, incluindo a sua potência e maneabilidade.
Não está claro se o tipo foi usado em combate desde então. No entanto, ele participou de uma série de exercícios. O mais notável foi "Fronteira 2004" que teve lugar na Serra Edelweiss no Quirguistão , em agosto de 2004. Mais uma vez o "Hokum" demonstrou as suas vantagens, operando em uma altitude elevada e uma temperatura de mais de 30 ° C. Um Ka-50 oferece uma cobertura para o desembarque de tropas e, em seguida, trabalhou com sucesso no terreno alvos usando seus canhões e foguetes.
Ka 50 Bort-22 com um "distinto" Black Shark farda foi perdido em um acidente em 1998. O seu piloto Maj.Gen. Boris Vorobyov foi morto no acidente.
A Índia emitiu um pedido de proposta de 22 helicópteros de ataque para a Força Aérea da Índia maio 2008. O Kamov Ka-50, juntamente com o Mil Mi-28 e da Eurocopter Tiger eram os principais candidatos para este fim a partir de outubro de 2008. A proposta ainda acabou por ser cancelado e, posteriormente, a Índia anunciou um novo concurso, com condições revisado. A Rússia ofereceu novamente Mi-28N e Ka-52. No entanto, apenas Mi-28N e Apache Longbow foram eventualmente seleccionadas, a partir de julho de 2010.
A Rússia está recebendo Ka-52 a partir de 02 de janeiro de 2011.


Variantes


V Kamov-80 : Protótipo para a versão Ka-50.
Kamov Ka-50 : A versão do banco de solteiro.
Kamov Ka-50N : Ka-50 com capacidade de ataque Noite melhorado.
Kamov Ka-50Sh : Ka-50 com capacidade de ataque Noite melhorado.
Kamov Ka-50-2 "Erdogan" versão com um assento de cockpit em tandem e dois.
Kamov Ka-52 "Alligator" ( russo : Аллигатор , a OTAN nome de referência: Hokum B ) com uma versão de dois lugares lado a lado do cockpit.

Fonte: Wikipédia
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