Para-SaR e C-SaR e também do Pelotão de operações especiais.

('PARA' de paraquedistas, 'SAR' do inglês Search and Rescue, "Busca e Salvamento")





Para-SaR Força Aerea Brasileira  Logo_p11

PARA-SAR ('PARA' de paraquedistas, 'SAR' do inglês Search and Rescue, "Busca e Salavemento")

O EAS - Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, mais conhecido como PARA-SAR ('PARA' de paraquedistas, 'SAR' do inglês Search and Rescue, "Busca e Salavemento"), é um esquadrão paraquedista de Operações Especiais e Busca e Resgate da Força Aérea Brasileira, baseado na Base Aérea de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e é comandado por um Tenente-Coronel de Infantaria.
SAR é uma doutrina utilizada mundialmente pelas Forças Armadas e diversas unidades especiais. O Brasil possui sete equipes SAR, que integram as unidades helitransportadas da FAB, Manaus (AM), Recife (PE), Pirassununga (SP), Santa Maria (RS), Natal (RN) e Belém (PA), todas doutrinadas pelo PARA-SAR. O esquadrão não possui aviões ou helicópteros, o grupo é transportado por outros esquadrões aos locais onde precisa agir.
O PARA-SAR tem por finalidade a instrução das equipes de resgate da Força Aérea Brasileira e a realização de missões de Operações Especiais e Busca e Salvamento.



Pelotão de Operações Especiais (FAB)

Para-SaR Força Aerea Brasileira  Logo_f11

Pelotão de Operações Especiais ou PELOPES é o nome de diversas frações de elite orgânicas de unidades convencionais da infantaria da Aeronáutica. Criado apartir de frações dos batalhoes de infantaria da aeronautica.



Brigada de Infantaria Paraquedista

Para-SaR Força Aerea Brasileira  Brigad11



Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) é uma das grandes unidades de elite do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se no bairro Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro. É subordinada ao Comando Militar do Leste, com sede no Rio de Janeiro, em conjunto com o Comando de Operações Terrestres, com sede em Brasília.